Campanha “Te toca!” da Cindapa apoia Outubro Rosa
O Grupo Cindapa, cumprindo com a sua responsabilidade social e buscando a melhoria da qualidade de vida e saúde de seus funcionários apoia a iniciativa do Outubro Rosa. Para isso, desenvolveu a campanha “Te toca!” que tem como objetivo promover o acesso a informação e conscientização acerca da doença.
Além disso, a campanha estimula a realização de autoexame, já que em torno de 80% dos tumores são descobertos através da realização do mesmo.
Durante o mês de outubro serão promovidas ações que apoiam a causa, como entrega de informativo a todos os funcionários, faixa disponibilizada na fachada da empresa e envio de e-mail informativo aos stakeholders. Além disso, a Comissão de Eventos, composta por funcionários voluntários do Grupo, criou um broche alusivo ao Outubro Rosa e também ao Novembro Azul.
Para a Analista de Qualidade Maira Moraes, voluntária da Comissão de Eventos, “participar de ações como esta nos torna mais fraternos enquanto pessoas, gerando um ambiente de colaboração mútua, o que acaba melhorando o ambiente organizacional e a qualidade de vida no trabalho de todos os funcionários.”
O câncer de mama, é o segundo tipo de câncer com maior incidência no Brasil, e chegou a ter 57.690 novos casos estimados no ano de 2016, de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer.
O INCA elencou alguns fatores de risco, que evitados podem diminuir a probabilidade da ocorrência da doença.
Comportamentais/ambientais
- Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
- Sedentarismo (não fazer exercícios);
- Consumo de bebida alcoólica;
- Exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, mamografia e tomografia).
História reprodutiva/hormonais
- Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;
- Não ter tido filhos;
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Não ter amamentado;
- Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
- Ter feito uso de contraceptivos orais por tempo prolongado;
- Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos;
- Hereditários/genéticos;
História familiar de:
- Câncer de ovário;
- Câncer de mama em homens;
- Câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos.
Observações: A mulher que possui alterações genéticas herdadas na família, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2, tem risco elevado de câncer de mama. A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.
Fonte: INCA. Acesse e saiba mais: www.inca.gov.br.
Postado em