Visando oportunizar a participação dos colaboradores nas ações desenvolvidas pela empresa, o Grupo Cindapa possui o Programa Semeando Ideias… Colhendo Resultados. A iniciativa tem como objetivo fomentar a participação dos colaboradores, identificando e sugerindo inovações para prevenções de perdas e promoção da melhoria contínua.
A sétima premiada do Programa foi a colaboradora Eliane Fiuza, que recebeu o reconhecimento do Presidente do Grupo, Sr. Carlos Köhler. A ideia é criar um grupo de teatro para apresentações de peças relacionadas a segurança e temas úteis a sociedade. De acordo com Eliane, ao invés de fazer apenas ações voltadas aos colaboradores no cronograma de eventos anuais, inserir atividades como apresentações de teatro em asilos, escolas, orfanatos, entre outros. “O objetivo é integrar colaboradores, apresentar temas importantes de forma lúdica e divertida, além de divulgar a empresa e evidenciar os trabalhos sociais realizados e buscar o reconhecimento da sociedade e clientes”, relata.
Participação – As ideias devem ser registradas pelo formulário de Cadastro de Ideias, através do link www.cindapa.com.br/semeando-ideias. Podem ser enviadas mais que uma ideia por mês. Mensalmente, se o número mínimo de sugestões recebidas for igual ou maior que 10, as ideias recebidas serão analisadas em consenso e classificadas pelo Comitê do Programa, levando em consideração os seguintes critérios: técnico, econômico e viabilidade da ideia. O comitê se reunirá no dia 10 de cada mês e analisará as ideias recebidas do dia primeiro até o último dia do mês anterior. Como forma de incentivo, a premiação é em dinheiro, no valor de R$ 150,00.
O 1º Encontro com Gestores de Segurança Patrimonial dos Vales do Rio Pardo e Taquari, realizado na manhã do dia 14, no Auditório do Sindilojas Vale do Rio Pardo, reuniu 70 gestores públicos e privados, bem como lideranças e especialistas da área. Durante quatro horas, o evento abordou os principais aspectos relacionados à gestão e segurança patrimonial. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências e fazer uma integração entre segurança privada e segurança pública, agregando conhecimento aos participantes”, destacou o presidente do Grupo Cindapa e membro da Corporação Euro Americana de Segurança (CEAS), Carlos Köhler.
O chefe do Estado Maior e sub-comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), major Geovani Paim Moresco, foi o primeiro a palestrar, falando sobre o poder de polícia e a competência da Brigada Militar. O major também ressaltou os conceitos de segurança pública, forneceu números da criminalidade do Vale do Rio Pardo e comentou as operações e as ações de resposta rápida da Brigada Militar.
Em seguida, o delegado da Polícia Federal, Gustavo Schneider, abordou a atuação do órgão e destacou que a segurança mudou com o passar dos anos, já que surgiram novas necessidades. Schneider ainda salientou que os órgãos de segurança pública precisam ter integração, colaboração e cooperação para atender a população com eficiência. “Cooperar não é apenas uma conveniência, precisa ser um dever do Estado e obrigação da sociedade”, argumentou. Ao final, frisou que o estatuto da segurança privada é uma necessidade urgente.
ESTRATÉGIA – O presidente do Grupo Cindapa, Carlos Köhler, palestrou sobre Gestão dos Processos da Segurança Patrimonial alinhada aos objetivos da empresa. Na sua explanação, conceituou a segurança e afirmou que a Gestão da Segurança Patrimonial deve ser estratégica dentro das organizações. “A área da segurança precisa conhecer a gestão da empresa e estar alinhada aos objetivos dela, tendo como alinhamento sua missão, visão e valores”, frisou. De acordo com Köhler, é preciso criar medidas para reduzir os riscos com planejamento e controle. “Nesse planejamento é necessário analisar a probabilidade de risco e o seus impactos financeiro, de imagem, legal e operacional, pois, dependendo do que acontecer, o prejuízo é muito grande para uma empresa”, completou.
Já o administrador de empresas com cursos de Segurança VIP em Israel e Segurança Empresarial na Alemanha, Adriano Fleck, palestrou sobre O Papel da Inteligência na Segurança em Empresas e Condomínios. Ele falou sobre fraudes e perdas, mostrando a vulnerabilidade das empresas. Comentou ainda sobre o mau uso de informações, que resultam de apropriação indébita, bem como definiu conceitos de inteligência para empresas e deu dicas para que as pessoas não caiam em golpes da internet.
Por fim, o diretor da Tiat Soluções e delegado da CEAS, Sandro Roberto Meneses Santos, destacou a importância da integração entre os órgãos públicos e privados de segurança e citou a experiência da Copa do Mundo de 2014. Ele também colocou a CEAS à disposição dos gestores presentes para que possam buscar informações junto à entidade de segurança nacional e internacional. No final do evento, foram entregues certificados de participação aos palestrantes e participantes do Encontro.