Seguindo as suas Diretrizes, o Grupo Cindapa investe na qualificação dos seus colaboradores priorizando três de seus valores: inovação, proatividade e conhecimento. Com este intuito, no dia 21 de novembro, foi realizado no Centro Operacional o Treinamento de Gerenciamento de Riscos Corporativos, ministrado pelo presidente do Grupo, Carlos Köhler.
De acordo com o Supervisor de Segurança Eletrônica, Luiz Guilherme de Carvalho, o treinamento foi direcionado ao Departamento Técnico da Matriz (Santa Cruz do Sul) e Filiais (Uruguaiana, Lajeado e Venâncio Aires). O supervisor ressalta a importância do treinamento para o crescimento profissional dos colaboradores e da empresa. “O objetivo principal é qualificá-los, para que possam atuar fortemente na prevenção de perdas nos clientes”, complementa.
O Grupo Cindapa atua buscando sempre a segurança do cliente e preza pela sua Missão, que é fornecer soluções em segurança patrimonial privada, mitigando os riscos e evitando perdas.
Inspirado nos valores e orientado pela visão do Grupo Cindapa, o Código de Conduta foi apresentado aos gestores e líderes, no dia 19 de novembro. Elaborado pelo presidente do Grupo, Sr. Carlos Köhler, o Código está pautado nos princípios dos direitos humanos, estabelecendo as diretrizes, através de normas para a harmoniosa relação de trabalho dentro da organização.
Através do Código, o Grupo Cindapa, demonstra como visualiza agir com respeito e responsabilidade no trato com seus colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e comunidade. Este Código é mais uma das contribuições para o melhor desempenho do Grupo e, consequentemente, de uma sociedade mais justa, responsável e transparente.
O Grupo Cindapa acaba de remodelar o canal de comunicação utilizado entre o seu Presidente, Carlos Köhler, e clientes, parceiros e demais leitores. O Blog do Presidente traz artigos com temas relacionados a Gerenciamento de Riscos, Prevenção de Perdas, Vigilância, Sistemas Integrados de Segurança, Processos da Segurança Patrimonial e Segurança Pública.
Marcado por uma identidade visual leve, uma linguagem simples e com conteúdos relevantes, agora o blog está disponibilizado na plataforma digital WordPress.
Conforme Köhler, o blog foi criado e desenvolvido com a intenção de ajudar os leitores a terem maior conhecimento nos assuntos abordados, incentivando o desenvolvimento profissional. Torne-se um seguidor, acompanhe as postagens e comente.
Presidente – Carlos Köhler possui uma larga experiência e qualificação em Gestão de Riscos, é graduado em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), “Master Business Security – MBS” pela Faculdade de Administração de São Paulo (FAPI), “Gestão de Riscos Corporativos: Plano de Segurança Empresarial em Conformidade com a ISO 31.000” pela FAPI. Também realizou pela FAPI Curso de Extensão Universitária: “Processos e Sub-processos da Segurança”, Curso de Extensão Universitária: “Produção de Relatório de Auditoria Interna”, Curso de Extensão Universitária: “Gerenciamento de Riscos na Cadeia Logística – ISO 28000 e ISO 28002”, Curso de Extensão Universitária: “Mapeamento de Processos e Riscos Focando a Prevenção de Perdas”. Além disso, Köhler é co-autor do livro Curso: “Instalador de Alarmes”, publicado pela Editora Padre Reus.
“Fornecer soluções em segurança patrimonial privada, mitigando os riscos, evitando perdas, por meio de uma Gestão de Segurança Patrimonial.” Com esta missão, o Grupo Cindapa busca sempre oferecer aos clientes alternativas que complementam os serviços já oferecidos.
Com esse intuito e visando a utilização da alta tecnologia em toda a Gestão de Segurança Privada, a empresa conta com o recurso tecnológico Drone Cindapa (Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT). O equipamento é capaz de voar, coletar imagens e vídeos aéreos. É conduzido através de um controle remoto, com capacidade de visualização das imagens transmitidas pela câmera que está acoplada ao equipamento.
O Drone é um forte aliado da segurança proporcionando um meio seguro de realização das rondas, sem expor a vida do vigilante. É um grande ganho para os vigilantes que poderão utilizá-lo como ferramenta para a observação de áreas abertas, onde atualmente é realizado a pé ou motorizado. Conforme o coordenador de Segurança Patrimonial, Diorge Waick da Silva, entre setembro e outubro, o equipamento esteve em período de teste. “Após essa fase experimental, foi possível identificar que o equipamento permite um uso integrado com demais procedimentos da segurança patrimonial que estejam disponíveis nos clientes, tais como: ronda operacional e motorizada, controle de acesso”, comenta o coordenador. Ele complementa que o equipamento traz benefícios para evitar perdas ao cliente, também podendo ser utilizado em situações de alto risco ou difícil acesso, onde o deslocamento terrestre não seja possível ou não ofereça o mesmo resultado para prevenção de perdas.
Além disso, destaca-se também a importância ecológica, pois o equipamento não emite monóxido de carbono, resultado da queima de combustível fóssil. Sua fonte de energia é renovável através de baterias que podem ser carregadas por energia elétrica. A contratação do serviço do Drone poderá se dar por período determinado ou por atividade. A empresa disponibiliza o operador do equipamento, com custo incluso na contratação do serviço.
“Firmar um convênio com uma empresa de assessoria e consultoria em gestão de energia, com o objetivo de reduzir os custos com energia elétrica na empresa.” Essa foi a sexta ideia vencedora do Programa Semeando Ideias… Colhendo Resultados do Grupo Cindapa, sugerida pela colaboradora Maira Moraes, que recebeu o reconhecimento do Presidente do Grupo, Carlos Köhler.
De acordo com a vencedora, o programa é uma ótima iniciativa. “É uma cultura da empresa pensar em inovações, podemos comprovar isto através do Grupo Temático (GT) de estudos criado recentemente”, comentou. Além disso, ela ressalta que, é uma oportunidade disponibilizada aos colaboradores de participarem ativamente das ações desenvolvidas na empresa. “Como existem postos de trabalho espalhados, não se consegue ouvir todos, e só quem executa os procedimentos sabe realmente o que poderia ser feito para melhorar”, complementa.
O programa, que tem como objetivo fomentar a participação dos colaboradores, identificando e sugerindo inovações para prevenções de perdas e promoção da melhoria contínua, recebeu até o dia 30 de outubro 75 ideias, vindas de todos os níveis, áreas e unidades do Grupo Cindapa.
Os valores da empresa são desenvolvidos através do programa, como por exemplo:
Conhecimento – quem conhece os processos pode sugerir inovações, e até mesmo tem a oportunidade de estudá-los para buscar melhorias;
Alta Tecnologia – a empresa incentiva e busca novas tecnologias a serem implantadas;
Ética – o programa mantém o sigilo do nome do participante no momento do julgamento das ideias recebidas, garantindo a sua idoneidade;
Proatividade – incentiva os colaboradores à antecipar-se aos fatos, buscando melhores resultados e satisfação do cliente;
Comprometimento – evidencia que colaboradores comprometidos buscam não só executar, mas também otimizar seus processos, compartilhando conhecimentos e informações.
Processo de participação – As ideias devem ser registradas pelo formulário de Cadastro de Ideias, através de e-mail, no link do site da Cindapa. Podem ser enviadas mais que uma ideia por mês.
Mensalmente, se o número mínimo de sugestões recebidas for igual ou maior que 10, as ideias recebidas serão analisadas em consenso e classificadas pelo Comitê do Programa, levando em consideração os seguintes critérios: técnico, econômico e viabilidade da ideia. O comitê se reunirá no dia 10 de cada mês e analisará as ideias recebidas do dia primeiro até o último dia do mês anterior. Como forma de incentivo, a premiação é em dinheiro, no valor de R$ 150,00.
O mês de novembro é marcado por um alerta muitas vezes ignorado pelos homens: a importância da prevenção do câncer de próstata. O chamado “Novembro Azul” é uma iniciativa que pretende, através de campanhas de prevenção e orientação, conscientizar os homens a respeito dessa doença. Em busca da conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse câncer, o Grupo Cindapa está engajado nessa causa.
A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o de pulmão. Além disso, é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.